O que é Coaching?

Coaching é um processo acelerado de conquista de um objetivo.  É um método focado e disciplinado em que o Coachee (cliente) persegue um objetivo, que deverá ser alcançado ao final de um conjunto de sessões. O profissional de Coach estimula em seu Coachee um profundo autoconhecimento, uma nova tomada de consciência e estimula novas ações e comportamentos em direção ao seu estado desejado.

Através da aplicação de técnicas e ferramentas, o Coachee amplia a visão sobre si mesmo, criando uma nova ótica, um novo olhar para sua vida e sob essas novas perspectivas encontrando o caminho mais rápido para conquistar o que almeja.

Neste processo se estabelece uma grande parceria, em que o sucesso de um é o sucesso do outro. Ou seja, não há trabalho de Coaching bem-sucedido se não há a realização do objetivo ou o atingimento do estado desejado.

Diante disso, é de suma importância uma clareza do que se espera de um processo de Coaching. Ambos, Coachee e Coach, devem alinhar qual o principal objetivo a ser alcançado e quais são as evidências em que o Coachee irá apresentar para comprovar o atingimento de sua conquista.

 

O Coachee é quem apresenta seus objetivos e esclarece o que espera do trabalho de Coaching. E incentivado por seu Coach, assume um compromisso verdadeiro de conquistar uma nova realidade e permitindo-se se conhecer profundamente.  Compromete-se então a tomar atitudes diferentes em sua vida que irão leva-lo a patamares superiores de comportamento e iniciativa, apoderando-se da nova história que deseja construir.

 

Uma boa referência de um processo de Coaching é a relação entre um atleta e seu técnico, afinal de contas, essa foi uma das grandes inspirações da metodologia do Coaching. Pois em uma relação de treinador x atleta os objetivos são alinhados e muitas vezes o técnico coloca desafios ainda maiores que o atleta acredita alcançar. Eles assumem um compromisso desafiador, pois o técnico sabe o quanto o atleta pode ir além, e o atleta confia que a técnica, apoio e incentivo do seu treinador irão superar-se sempre.

 

O atleta de sucesso é aquele que mesmo sabendo do tamanho e da dificuldade do desafio, trabalha insistentemente para conquistar a sua marca, mesmo que para isso tenha que ter um esforço físico e mental adicional.  Essa é a mentalidade que deve se construir em um processo de Coaching, mantendo o foco no resultado, não permitindo que interferências externas atrapalhem o objetivo final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como funciona?

O coach exerce seu papel como um grande motivador e catalisador de estímulos e ideias para o seu Coachee.

 

Ele deve ser capaz de despertar em seu Coachee uma autoconfiança e extrair dele a maneira como irá atingir seus próprios resultados. Não deve apresentar soluções de acordo com suas experiências ou julgamentos, respeitando a maneira como cada um sente e interpreta a vida. Lembrando que o que é certo para um às vezes não é certo para o outro, uma vez que existem várias interferências que definem a ótica de cada um, como vivências, experiências, educação familiar, cultura e etc.  Então, a verdade em um processo de coaching é a verdade do Coachee e não do profissional que o está conduzindo.

 

Se a verdade é a verdade do coachee, é preciso que ela também seja extraída de uma forma clara, limpa, transparente e precisa fazer sentido para ele. Muitas vezes, as pessoas encontram-se tomadas por pensamentos negativos ou por crenças limitantes que não revelam a sua verdade.

 

Por isso, o coachee precisa encontrar a sua verdade e ser estimulado a exercer suas atividades e comandar a sua busca de objetivos com isenção de julgamentos ou interferências externas. Ou seja, abandonar definitivamente vícios de comportamento como: não posso, não sei, não consigo.  

 

Comportamentos que muitas vezes apresentamos por experiências negativas nas nossas vidas e acabam se transformando verdades absolutas. Por isso, é que as ferramentas utilizadas em processo de coaching tem esse objetivo, o de buscar a verdade mais profunda dentro do coachee, e não aquela aparente verdade que comanda os seus pensamentos.

 

Essa conduta limpa, livre de crenças limitantes e positiva ajuda o coachee a aumentar seus resultados.