top of page

Perfis comportamentais: Executor

Olá, estamos de volta! E vocês, tudo bem?

Na edição anterior falamos sobre a importância do autoconhecimento, como ele pode ampliar possibilidades na sua vida e como pode clarear os caminhos que você deve percorrer para obter ainda mais sucesso na sua jornada. Quando você tem domínio de quem você é e tem conhecimento da sua área de talentos, você tem mais recursos para definir o que quer e o que não quer para sua carreira ou para a sua vida.

Falamos também do quanto é importante valorizar e admirar aquilo que você faz bem e ter consciência de quais são os seus pontos de melhoria mediante seu estado desejado. A pesquisa de perfil comportamental que eu trabalho chama-se Coaching Assessment e com ela você pode obter informações valiosíssimas a seu respeito, uma delas é identificar qual o (s) seu (s) perfil (is) de comportamento dominante e quais dos demais perfil você precisa aprimorar.

O perfil comportamental é o nosso estilo, ou seja, qual é o nosso conjunto de ações e reações mediante estímulos que o meio ambiente oferece sob nós.

Não existe comportamento certo ou errado, o que existe são consequências que podem ser positivas ou não dependendo da situação vivenciada.

A formação do perfil comportamental se dá a partir de nossas heranças hereditárias, nossas experiências e nossa formação (formal ou informal). Por isso nosso comportamento nunca é estático, uma vez que passamos por diferentes experiências na vida e somos altamente influenciados por nossa formação.

De acordo com o Coaching Assessment, todos nós somos classificados em 04 perfis comportamentais: Executor, Comunicador, Planejador e Analista e cada um de nós apresenta um ou mais perfis predominantes.

Hoje é dia de falar sobre um dos perfis comportamentais que é o Executor.

O perfil Executor é aquele que é mais focado em realização de tarefas, tem como característica o “dirigir” e o “dominar” e apresenta um estilo mais extrovertido. Sua palavra de ordem é RESULTADO. Age de forma rápida, é mais assertivo e gosta de assumir riscos. É bastante prático, eficiente e exterioriza seus objetivos com muita facilidade. Sua realização está em executar, ou seja, gosta de colocar em prática as tarefas que planeja fazer. Tem bastante facilidade para começar a fazer tarefas, mas algumas vezes pode apresentar maior dificuldade em terminar tarefas, principalmente se percebe que aquele trabalho não está gerando o resultado que imaginou.

O Executor trabalha muito em torno do EU, ou seja, eu faço, eu aconteço, eu sei, eu consigo. Tem tanto foco em realização e foco em resultados que precisa estar atento a algumas armadilhas de seu estilo pois uma falta de cuidado ou utilizar suas características em excesso pode trazer danos ao resultado do trabalho ou no relacionamento com as pessoas.

Podemos dizer que existem algumas características do executor que podem desequilibrar a sua performance. São elas: arrogância, competição desmedida, ausência de submissão, falta de cuidado com as pessoas.

Portanto se você se identificou com o estilo do Executor, vale fazer uma reflexão e ver se está agindo de uma forma produtiva e utilizando o que há de melhor neste estilo.

Agora se você não se identificou com este perfil, confira as próximas edições que certamente haverá um estilo que você mais se identifica.

Mas olha, o que você precisa compreender é que o segredo desta análise de perfil de comportamento não é só necessariamente entender qual o seu estilo dominante, mas sim qual a sua combinação de estilos atual e qual a melhor intensidade de utilização destes estilos mediantes ao seu ambiente de trabalho e a sua atividade.

Por isso se você quer ter melhores resultados e quer melhorar a sua performance, tenho certeza que esta análise comportamental irá te ajudar muito. Agende uma análise de perfil comportamental, onde além de conhecer-se muito bem, você ainda ganha um plano de ação completo para atingir mais rápido seus objetivos.

Até a próxima semana.

Andrea Thibes é coach, especializada em Gestão de Carreira, com formação de Professional & Self Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page